Graças ao recenseamento automático 📲, o número de eleitores residentes no estrangeiro passou de menos de 300 mil nas eleições de 2️⃣0️⃣1️⃣4️⃣ para 1.431.825. De acordo com a Secretaria Geral da Administração Interna, deste total de cerca 1,4 milhões, 583.680 são residentes fora da Europa 🌎 e 848.145 estão inscritos como residentes 🏠 na Europa.
Este aumento no número de eleitores, está refletido também na taxa de abstenção 🙅♀️. Com o aumento do número de eleitores, será ainda mais sentida a falta de todos os cidadãos que não votarem. Uma vez que a taxa de abstenção em Portugal aproxima-se dos 70%, tal significa que apenas 3 em cada 10 pessoas participaram nestas eleições. Sendo que as restantes 7 se abstiveram de votar, a 📣 voz destas três pessoas substitui a opinião das outras 7.
Não obstante, face às Eleições Europeias de 2014, este ano foram mais portugueses às urnas 🗳. Em concreto, de acordo com o Jornal de Notícias, “votaram, até ao meio-dia deste domingo, quase mais 67 mil eleitores face às eleições para o Parlamento Europeu de 2014, apesar de a percentagem de afluência às urnas deste ano ser inferior às últimas eleições europeias”. Segundo o Observador, verificou-se também uma diminuição 📉, relativamente às Eleições Europeias anteriores quanto aos votos em branco e os votos nulos. Estes diminuiram respetivamente 0.2% e 0.4%.
Nestas Eleições para o Parlamento Europeu a abstenção atingiu um novo recorde: 68,6%. A taxa de abstenção registada em Portugal, foi a sexta mais elevada de toda a União Europeia, ficando atrás da média europeia. Aliás, desde que Portugal aderiu à União Europeia 🇪🇺 e os portugueses puderam votar para eleger os seus representantes no Parlamento Europeu 👩⚖️👨⚖️, de uma maneira geral, a abstenção tem vindo a aumentar.
A taxa de abstenção nas Eleições Europeias deste ano diminuiu substancialmente em países tais como: Espanha 🇪🇸, Alemanha 🇩🇪, Dinamarca 🇩🇰 e Roménia 🇷🇴. Os cidadãos destes países foram convidados a votar para além das Europeias, isto é, realizaram votações noutro tipo de eleições ou referendo em simultâneo.









