De acordo com o Ministério da Administração Interna, mais de 19.562 cidadãos pediram, entre 1️⃣2️⃣ e 1️⃣6️⃣ de maio, para votar antecipadamente nas eleições europeias 🇪🇺. Tal representa 0,21% dos portugueses recenseados em território nacional, de um total de 9.329.331 eleitores ✍️.

Nas últimas eleições autárquicas, segundo a Comissão Nacional de Eleições o voto antecipado era apenas possível a cidadãos:
⚫️ Militares, agentes de forças e serviços que exerçam funções de segurança interna, os trabalhadores marítimos e aeronáuticos que no dia da eleição, por força da sua atividade profissional, estejam impedidos de se deslocar à assembleia de voto;
⚫️ Os eleitores que por motivo de doença se encontrem internados ou presumivelmente internados em estabelecimento hospitalar e impossibilitados de se deslocar à assembleia de voto;
⚫️ Os eleitores que se encontrem presos e não privados de direitos políticos;
⚫️ Os membros que representem oficialmente selecções nacionais, organizadas por federações desportivas dotadas de estatuto de utilidade pública desportiva, e se encontrem deslocados no estrangeiro, em competições desportivas, no dia da eleição.

Nessas eleições, em Outubro de 2017, foram feitos 3.329 pedidos 🗳 de voto antecipado. Desde 17 de Agosto de 2018, é permitido a “todos os eleitores recenseados no território nacional que nele pretendam exercer o seu direito de voto” votar antecipadamente em mobilidade 🚣‍♀️🚣‍♂️.

Assim todos os cidadãos 🙋‍♀️🙋‍♂️ tem a possibilidade de votar antecipadamente em mobilidade em qualquer capital de distrito no continente ou de cada uma das ilhas das Regiões Autónomas, dentro das datas previstas para este efeito. Escolhendo o distrito ou ilha onde deseja exercer o seu direito ao voto e informando 🗣 a administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna o cidadão encontra-se apto para votar antecipadamente em mobilidade.

Esta alteração na lei permitiu, um aumento 📈 de 16.233 pedidos para votar antecipadamente em mobilidade, o equivalente a 488%. Tal permitiu que mais de 12 000 portugueses votassem no estrageiro, juntando-se ao total de 3.082.831 de votantes portugueses 🇵🇹, segundo o Expresso.