Passada a polémica de o universo da tecnologia ser dominado por homens, por estarem apenas homens representados no sessão de abertura no palco do Web Summit, a Maria, Business Developer da MyPolis foi chamada ao palco.
Através da MyPolis, e a sua nova metodologia de comunicação política, todos terão a oportunidade de desenvolver as suas competências de cidadania. Qualquer cidadão pode criar conta na MyPolis. Embora esse processo conte com a identificaçãode idade e género, este processo não é discriminatório, serve um propósito meramente estatístico. Neste aspeto o projeto rege-se por princípios de equidade, independentemente do ponto de partida, idade, género ou grau de competência técnica. Serão apresentadas a todos os utilizadores da MyPolis as mesmas oportunidades para garantir uma resposta verdadeiramente inclusiva.
A cidadania traduz-se numa atitude e num comportamento, num modo de estar em sociedade que tem como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social. A possibilidade de explorar diferentes contextos, opiniões e cenários na nossa plataforma poderá também contribuir para a igualdade de oportunidades, na medida em que diversifica possibilitando o contacto com outras realidades e o acesso a informação e experiências diferentes.
Esta auscultação de diferentes sensibilidades permitirá obter um levantamento de problemas e soluções verdadeiramente inclusivo. Contribuir para a alteração do quadro normativo, ou para a sua efectivação, na perspectiva da cidadania e da igualdade de género, elaborando propostas normativas, emitindo pareceres sobre iniciativas legislativas ou sugerindo mecanismos que promovam o cumprimento efectivo e integral das normas vigentes, designadamente nos domínios transversais da educação para a cidadania são alguns dos objetivos da MyPolis. Promover a educação para a cidadania e a realização de acções tendentes à tomada de consciência cívica relativamente à identificação das situações de discriminação e das formas de erradicação das mesmas.
A MyPolis vai de encontro com a missão da CIG, organismo da administração diretado Estado, integrado na Presidência do Conselho de Ministros, responsável pelaexecução das políticas públicas no domínio da cidadania e da promoção e defesa daigualdade de género, na medida em que:
• Confere competências técnicas e certifica qualidades de pessoas e entidadesinstitucionalmente envolvidas na promoção e defesa da cidadania e daigualdade de género;
• Organiza, nos termos da lei, o registo nacional de organizações nãogovernamentais cujo objeto estatutário se destine essencialmente àpromoção dos valores da cidadania, da defesa dos direitos humanos,incluindo dos direitos das mulheres e da igualdade de género;
• Tem vista participar nas grandes orientações relativas à cidadania e àigualdade de género e promover a sua implementação a nível nacional;
• Contribui para a definição da política relativa à educação para a cidadania e àpromoção da igualdade de género.
Queremos trazer a cidadania para o século XXI, estimulando uma cultura de cidadania participativa. Junta-te a nós!